- Hoje vamos falar sobre o pioneirismo da TV em Santa Catarina, e com orgulho foi em Blumenau, como em tantas outras oportunidades saímos na frente. Em relato exclusivo, o jornalista e escritor Carlos Braga Mueller relata sobre sua participação inicial na TV – Coligadas canal 3 de Blumenau.
- Ela já estava irradiando em caráter experimental imagens produzidas pelo Bebeto Schneider, os excelentes “slides” que anunciavam, na voz marcante do saudoso Carlos Xavier:Por CARLOS BRAGA MUELLER- Jornalista e escritor.
-Corria o ano de 1969. Julho, agosto, e o zum-zum era a estação de televisão que iria começar em breve a transmitir uma programação normal em Blumenau, com shows, novelas e noticiários.
- Já imaginaram? Deixar de ser televizinho, comprar um aparelho de TV só seu, poder assistir imagens locais... Naqueles jurássicos anos da comunicação eletrônica, os sinais da televisão chegavam a Blumenau em forma de chuviscos. Embratel? Estava engatinhando.
- Havia uma repetidora do Canal 6 de Curitiba, instalada no Morro da Companhia Hering, que transmitia a programação da Rede Tupi, dos Diários Associados, então a mais importante das cadeias de comunicação do país. O grupo pertencia ao jornalista Assis Chateaubriand, dono de um império de jornais, emissoras de rádio e televisão. Chatô, como era mais conhecido, foi o pioneiro da televisão do Brasil, tendo inaugurado em 1950 a Tupi de São Paulo e do Rio. Até a nossa Blumenau estava incluída no seu portfólio: possuía aqui um jornal, “A Nação – O Mensageiro das Selvas”, que tinha substituído o “Der Urvaldsbote” quando a guerra proibiu, nos anos quarenta, que se editassem jornais em língua alemã.
Comercial ao Vivo
Mas voltemos à nossa TV:
Um colega me disse: “por que você não faz um teste para ser locutor da televisão ?”
Será ? pensei. Experiência de rádio eu tinha. Nove anos de locução comercial no rádio.
E lá fui eu para um teste! Imaginem, com os olhares críticos de Iraní Macedo, diretor artístico da futura TV, e sob o crivo do meu amigo Jeser Jossi, também radialista, na hora do dito teste eu comecei a suar fora do normal.
Mas me saí bem e fui contratado para apresentar telejornal.
Na carteira profissional lá está o registro: TV Coligadas de SC data de admissão: 1º/08/1969.
A emissora deixaria de transmitir só slides para começar uma programação de verdade!
E foi marcada a data: inauguração no dia 1º de setembro de 1969. Uma data histórica para a comunicação de Santa Catarina.
Muita coisa ainda pode ser contada sobre os feitos pioneiros daqueles tempos. Por exemplo: por que o nome TV Coligadas?
Por que foi contratada a programação da Globo, então uma rede ainda engatinhando ? Por que eu me tornei Carlos Braga na TV?
Com a benevolência do Adalberto Day neste seu espaço dedicado à história, de vez em quando estaremos aqui para contar um pouco mais. Até lá.
Fotos: arquivo Adalberto Day e José Geraldo Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário