|
|
|
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Para a novela, foram construídos dois estúdios na emissora em São Paulo. Uma embarcação do século XIX foi reproduzida para as gravações e uma colheita de algodão, numa fazenda de Campinas
foi antecipada exclusivamente para que o local servisse de locação para
a história. Porém, com o incêndio que destruiu parcialmente as
instalações da emissora na capital paulista, apenas uma semana após a
estreia da novela, a equipe de produção foi obrigada a se transferir
para o Rio de Janeiro, onde passou a contar com menos recursos.
- Fábio Sabag dirigiu os oito primeiros capítulos, mas foi substituído por Daniel Filho, devido a uma séria estafa. Posteriormente Walter Campos e Régis Cardoso entraram na equipe de direção a pedido do ator Sérgio Cardoso .
- Tia Cloé foi a primeira protagonista negra na televisão brasileira. A intérprete da personagem, Ruth de Souza, era amiga de Sérgio Cardoso e foi ele quem a indicou para a direção da novela. Ruth de Souza relembra: "Fui contratada de imediato e protagonizei a história, o que, infelizmente é incomum na carreira de atores negros.". Devido ao seu papel de destaque, a atriz chegou a ter problemas com pessoas do elenco. "Algumas atrizes brancas não queriam que o nome delas ficasse atrás do meu nos créditos. Não guardo mágoa, mas acho qualquer tipo de preconceito uma estupidez." revela Ruth.
- A agência de publicidade Colgate-Palmolive, responsável pelo patrocínio das telenovelas na década de 1960 no Brasil, influenciou diretamente na escolha do ator para o papel principal. A filial estadunidense da agência escolheu o ator Sérgio Cardoso para interpretar o escravo Tomás, sem analisar as implicações que isso poderia ter na mídia brasileira .
- A Cabana do Pai Tomás teve uma recepção tumultuada por parte da imprensa. Isso porque o ator Plínio Marcos em sua coluna Navalha na Carne no jornal Última Hora, liderou uma campanha de repúdio à escolha do ator branco para interpretar um negro. A opinião geral na classe artística era que Milton Gonçalves deveria fazer o papel .
- Além de interpretar o escravo Tomás, Sérgio Cardoso também dava vida ao abolicionista Dimitrius, alusão ao protagonista de E o Vento Levou, Rhett Butler; e ao presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln. Na época não havia tecnologia suficiente para mostrar os três personagens contracenando; segundo Régis Cardoso, para compor a imagem, foi necessário gravar com cada um e, em seguida, montar a cena.
- A Cabana do Pai Tomás foi a última novela da Rede Globo inteiramente baseada em textos estrangeiros. A novela subsequente no horário, Pigmalião 70, já retratava a realidade brasileira.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário