segunda-feira, 14 de março de 2016

SBT

Em 14 de julho de 1980, o governo brasileiro da ditadura militar cassou, por corrupção financeira e dívidas com a previdência social, a concessão de todos os canais da Rede Tupi, pertencente aos Diários Associados. Em 18 de julho, os transmissores da TV Tupi São Paulo, foram lacrados, decretando o fim da emissora.Silvio Santos ficou com as concessões extintas da Tupi de São Paulo, cabeça da rede, canal 4 da TV Tupi São Paulo, Rio de Janeiro com o canal 9 da TV Continental, Porto Alegre com o canal 5 da TV Piratini e Belém no canal 2 da TV Marajoara.Além das emissoras da Tupi, o SBT contava com dezoito afiliadas independentes.A primeira transmissão oficial do SBT foi no dia 19 de agosto de 1981, às 9h30, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília.

TipoRede de televisão aberta
País Brasil
Fundação19 de agosto de 1981
por Silvio Santos
Pertence aGrupo Silvio Santos
ProprietárioSilvio Santos
PresidenteGuilherme Stoliar
Cidade de origemSão Paulo, SP
Sede
Estúdios
  • Av. das Comunicações, 4 - Industrial Anhanguera
  • Osasco, SP
SloganQuem compartilha felicidade, multiplica!
Formato de vídeo
Audiência5 pontos (2015)[2]
ReceitaBaixa R$ 850 milhões (2015)[3] [4]
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas
Nome(s) anteriore(s)Rede Tupi (1950-1980)
Página oficialsbt.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita

Em 1982, em seu segundo ano de existência, o SBT importava textos estrangeiros, como os mexicanos e adaptava com atores brasileiros. Destino foi a primeira telenovela produzida pelo SBT e entrou no ar em 5 de abril de 1982 e posteriormente foram produzidas A Força do Amor, A Leoa, Conflito, Sombras do Passado,Acorrentada, A Ponte do Amor, A Justiça de Deus, Pecado de Amor, Razão de Viver, O Anjo Maldito e Vida Roubada. A partir de 1984 a emissora passou a usar roteiros brasileiros e produziu Meus Filhos, Minha Vida, Jerônimo, Jogo do Amor, Uma Esperança no Ar e Cortina de Vidro.

Originais (1990-presente)-

Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e restaura o núcleo de teledramaturgia. Nesse período, se destacam as requintadas produções de época As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão, Fascinação e as contemporâneas Colégio Brasil, Dona Anja e Razão de Viver. A aquisição de textos argentinos e mexicanos promoveu a adaptação de inúmeras tramas, entre elas Antônio Alves Taxista, Pérola Negra, Pícara Sonhadora, Amor e Ódio, Marisol, Pequena Travessa, Jamais Te Esquecerei, Canavial de Paixões, Seus Olhos e Esmeralda.[91] Chiquititas e Éramos Seis foram os maiores sucessos dessa época. Enquanto a primeira tornou-se um fenômeno de popularidade entre o público infanto-juvenil, a segunda cativou o público com a emocionante saga de Dona Lola e sua família, na tradicional São Paulo do início do século XX.
Após uma regressão na audiência e, sem emplacar folhetins que alcançassem sucesso, no final de 2008, a autora Íris Abravanel faz estreia como novelista emRevelação. Obra contemporânea e tradicional, apresentou um narrativa recheada de clichês, herança dos tempos de parceria com a Televisa. A inexperiência da autora acabou comprometendo o resultado final da trama, que acabou não emplacando em audiência.
Em 2010, Tiago Santiago estreia escrevendo Uma Rosa com Amor. Tão logo, ele escreve, no mesmo ano, Amor e Revolução com tema sobre a ditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, a novela exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.
Em 2008, após a emissora adquirir um pacote de textos radiofônicos da autora Janete Clair, Iris Abravanel realiza a adaptação da radionovela Vende-se um Véu de Noiva. Em 2012, leva ao ar um remake da mexicana A Mentira, sob o titulo de Corações Feridos.
Estreando em 21 de maio de 2012 a telenovela adaptada por Íris Abravanel, Carrossel conseguindo altos índices no Ibope na Grande São Paulo. Sua maior audiência foi na sua segunda exibição com média de 15,0 e pico de 17,0 pontos. Seu maior recorde negativo foi em 25 de dezembro de 2012 marcando 5 pontos de média (devido ao baixo número de TVs ligadas neste dia), ainda assim ficando à frente da Rede Record e da RedeTV!
Com o sucesso de Carrossel junto ao público infantil, no dia 15 de julho de 2013, estreou a nova versão do sucesso dos anos 1990, Chiquititas. Íris Abravanel é a responsável pela adaptação que, dessa vez, será ambientada no Brasil e com produção própria. Em julho de 2014, o SBT confirmou que em 2015 fará uma versão brasileira da mexicana Cúmplices de um Resgate, substituindo Chiquititas, com Larissa Manoela no papel das gêmeas Mariana e Silvana. O título oficial do remake será definido pela emissora até o final de 2014.
A emissora também reapresentou telenovelas da extinta Rede Manchete, canal de televisão que faliu em maio de 1999. Foram elas Xica da Silva; Pantanal; Dona Beija eA História de Ana Raio e Zé Trovão.
Resultado de imagem para novelas antigas do sbt brasileiras
.

10 comentários:

  1. estas sao algumas das novelas produzidas pelo SBT ,nestes quase 35 anos de sua fundaçao...

    ResponderExcluir
  2. Estas sao as mais recentes produçoes,na d´´ecada de 90 teve remake de Os ossos do barao,e Eramos seis entre outras produçoes

    ResponderExcluir
  3. A emissora foi responsável por trazer ao Brasil vários reality shows de diversos formatos, a Casa dos Artistas foi o primeiro fenômeno do gênero, estreando de surpresa em 28 de outubro de 2001 com apresentação de Silvio Santos, este programa foi responsável pela maior audiência da história do SBT, alcançando quase 47 pontos de média e picos de 55 na final.

    ResponderExcluir
  4. Programas de competições que passaram pela história do SBT são Domingo no Parque, Cidade contra Cidade, Nações Unidas, TV Pow, Sessão Premiada, O Preço Certo, Tentação, Topa Tudo Por Dinheiro, Show do Milhão, Código Fama, Curtindo uma Viagem, Curtindo com Reais, Gol Show, Family Feud, Um Milhão na Mesa, Você Se Lembra?, Você É mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, Quem Manda É o Chefe, Topa ou não Topa, Você É o Jurado, Um contra Cem e Roda a Roda.

    ResponderExcluir
  5. O jornalismo da emissora na década de 1980 era inicialmente composto pelo programa O Povo na TV, uma mistura de programa jornalístico com entretenimento, e que se baseava num programa apresentado por Wilton Franco na Rede Tupi, Aqui e Agora: O Povo na TV. No entanto, os investimentos do canal no setor eram poucos. O Noticentro, exibido entre 1981 e 1988, havia surgido para cumprir a lei do jornalismo obrigatório, e teve como apresentadores Antonio Casale, Gilberto Ribeiro, Lívio Carneiro, Antonio Freitas e Roberto Souza. Em 1985, estreou no fim de noite o Jornal 24 Horas, apresentado por Antonio Freitas e Beth Russo até 1990.

    No entanto, a grande sacada do canal no setor foi o TJ Brasil, exibido entre 1988 e 1997. O telejornal que substituiu o Noticentro, inseriu no jornalismo televisivo brasileiro a figura do âncora, importada dos telejornais norte-americanos, onde Boris Casoy tecia uma breve opinião sobre as matérias logo após sua exibição, e muitas vezes críticas ácidas, como na época do escândalo de corrupção que ocasionou o Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Calcado no sucesso do telejornal, várias afiliadas e emissoras próprias do SBT adotaram versões locais ou similares ao mesmo. A própria emissora passou a investir no jornalismo com a estreia das variantes do telejornal, o TJ Manhã, TJ Brasil 2ª edição e TJ Internacional.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente, o jornalismo da emissora é composto pelos telejornais SBT Brasil e Jornal do SBT, e os programas jornalísticos Conexão Repórter e Jornal da Semana SBT. A emissora também exibe o Acelerados, sobre o mundo do automobilismo, e produz anualmente desde 2012 a Retrospectiva, com os fatos que marcaram o ano.

    ResponderExcluir
  7. O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com a estreia do Bozo em 1981, atingindo, por mais de 10 anos, um grande sucesso

    ResponderExcluir
  8. A Vovó Mafalda, um personagem do programa e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com o Oradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 e início dos anos 90, o SBT passou a lançar programas infantis apresentados por Simony, Mara Maravilha, Mariane Dombrova, Angélica, Eliana, Jackeline Petkovic e desde 2003 esse formato de programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves, Kauê Santin, Priscila Alcântara, Yudi Tamashiro, Maísa Silva e os palhaços Patati Patatá.

    ResponderExcluir
  9. Atualmente, Silvia Abravanel está no comando. Dentre os programas infantis que a emissora já produziu e produz até hoje estão:

    Bozo (1981-1991)
    Sessão Desenho (1981-2007)
    Oradukapeta (1987-1990)
    Show Maravilha (1987-1994)
    Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony (1988-1989)
    Show da Simony (1989-1990)
    Cine Disney (1988-1992)
    Do Ré Mi Fá Sol Lá Si com Mariane (1989-1990)
    Mariane (1990-1991)
    Festolândia com Eliana (1991)
    Dó ré mi com Vovó Mafalda (1992)
    Casa da Angélica (1993-1996)
    Bom Dia & Companhia (1993-presente)
    Programa Sérgio Mallandro (1994-1996)
    Sábado Animado (1995-presente)
    Eliana & Cia (1996-1998)
    Festolândia (1999-2005)
    Disney Club e Disney CRUJ (1997-2003)
    A Hora Warner (2001-2007)
    Zapping Zone (2001-2007)
    Domingo Animado (2007-2010)
    Carrossel Animado (2007-2013; 2015–presente)
    Dia no Parque (2012)
    Desenhos Pré-Escola (2015)
    Mundo Disney (2015–presente)

    ResponderExcluir
  10. Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT era o Reapertura, uma remontagem do Abertura com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. Alegria 81 foi outra produção humorística produzida. Desde 1984, o SBT possui os direitos de transmissão dos programas do Chespirito, como El Chavo del Ocho (BR: Chaves) e El Chapulín Colorado (BR: Chapolin). Atualmente produz o A Praça é Nossa como programa humorístico, mas já produziu mais outros programas como: Veja o Gordo; Fala Dercy; Meu Cunhado; Ô… Coitado!; Nina e Nuno; Câmera Café; Amigos da Onça; Dedé e o Comando Maluco; Escolinha do Golias e Sem Controle. Especiais com o elenco da emissora como o SBT Palace Hotel em 2002, e em comemoração aos 30 anos da exibição do seriado Chaves em 2011, exibiu os especiais 30 Anos de Chaves e Chaves: Especial de Ano Novo.

    ResponderExcluir