quarta-feira, 23 de março de 2016

MTV Brasil

No Sumaré, o alegre fim da MTV Brasil 


A última imagem da MTV Brasil
A MTV Brasil encerrou suas atividades, nas últimas horas do dia 30 de setembro – dando lugar à TV Ideal, do Grupo Abril – e devolveu a marca “MTV” à americana Viacom, que a estreará hoje como TV paga, dia 01º de outubro, às 21h30. Naquele mesmo lugar, no mesmo prédio em que funcionava a MTV, em 1980 se despediu o canal 4 (sim, a MTV funcionou no antigo prédio da TV Tupi, de 1990 até o último dia 30). Em 1999 o Sumaré viu com tristeza também o apagar do sinal do canal 9, a Manchete, que deu lugar à Rede TV! só meses depois. Porém, o fim da MTV Brasil, foi diferente do da Tupi ou da Manchete ou da TV Rio ou da TV Excelsior. Foi um final feliz, literalmente. Uma programação especial de agosto para cá trouxe de volta à emissora todos os talentos que nasceram no 32 UHF. Relembraram-se muitos que ali foram revelados como Zeca Camargo, Soninha, Márcio Garcia, Marcos Mion, Luiz Thunderbird, Dani Calabresa, Cazé, Marcelo Adnet, Cuca, Marina Person, Gastão, Edgar e grande time. No dia 26 de setembro, das 18h às 0h, a MTV Brasil apresentou seu último programa ao vivo: o “Saidera MTV”, com todos os funcionários, VJs e músicos, que fizeram parte da emissora. Câmeras foram instaladas por todo prédio (até nos elevadores!) para transmitir a grande festa. Até mesmo a “Padaria” Real entrou na festa. Este último programa foi reprisado constantemente, até às 23h do dia 30 de setembro.
Após entrou no ar um programa inédito, o debochado “O Último Último Programa da MTV” (sim, com “último” repetido). Daí Cuca Lazarotto – que em 1990 chamou o primeiro vídeo-clipe (“Garota de Ipanema”, com Marina Lima) – encerrou dizendo que o último clipe seria “Maracatu Atômico” (de Chico Science e Nação Zumbi). E para encerrar, veio Astrid, que abriu a programação do canal 23 anos antes. Para registrar na história, aí vai seu discurso final:

Fachada tombada do prédio da MTV, que foi da TV Tupi
“Oi. Eu sou Astrid Fontenelle. E em clima de chegadas e partidas, eu tenho a honra de anunciar o fim da MTV Brasil. Eu fui a primeira a acender a luz e nada mais natural que eu chamasse na chincha essa ‘responsa’ para mim mesmo: eu quero ser a última a apagar. Sem lamentos, com muito orgulho de ter feito parte desta incrível história de 23 anos de MTV Brasil. 23 anos tocando música para os olhos. 23 anos botando o dedo na ferida. 23 anos revelando talentos. 23 anos revolucionando, sim, a TV. 23 anos debochando da gente mesmo. 23 anos botando essa p….a pra funcionar direito sim!… Do nosso jeito. Viva a velha MTV Brasil. E vida longa, bem longa, pra nova MTV que começa amanhã. Sorte e sucesso pra quem segue. E pra que sofrer com despedidas? Porque quem partiu não leva nem o Sol, nem as trevas. E quem fica não esquece tudo que sonhou. Eu fui, até ali, nós fomos, juntos até algum lugar, galera. Valeu! Foi bom! Inté”.
Ela se despediu, fazendo um grande coração com os dedos e os funcionários aparecendo sorrindo, pulando, cantando, em diversos lugares do prédio e na frente da Real, ao som da música “Orra Meu”, de Rita Lee, em imagens em preto e banco. E surgiu na tela, pela última vez, a logomarca da MTV Brasil estampado com a bandeira do país. Pra cima, na história da TV, um primeiro final feliz. Valeu MTV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário